segunda-feira, 8 de junho de 2009

O cinto de segurança...

O cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O mesmo serve para, em caso de colisão, não permitir a projeção o passageiro para fora do veículo e nem que este bata a cabeça contra o pára-brisa ou outras partes duras do veículo.

O cinto de segurança é obrigatório em veículos automotores.

Muitas pessoas não gostam de usar o cinto de segurança por achar que é incômodo ou por mêdo de ficar presas em caso de acidente.

Mas o alto valor das multas para quem não usa cinto de segurança incentiva o uso. Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos.

- Por tanto usem o cinto de segurança!
:p

Um comentário:

  1. Motivação!

    Atitudes do nosso dia-a-dia motivam as nossas condutas, gestos simples repetidos rotineiramente, como por o cinto de segurança por exemplo, nos motivam a escrever portanto, escrevo.

    O código de trânsito brasileiro diz em seu artigo 65: É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.


    lendo este artigo parti então para encontrar as ressalvas do CONTRAN ( conselho nacional de trânsito )

    Apenas encontrei o artigo 167, que impõe a multa como penalidade e a retenção do veículo até a regularização do infrator como medida administrativa, assim rege o artigo:

    Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:

    Infração - grave;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

    neste ponto considera-se duas coisas, uma é que entende-se como infrator o passageiro também! Portanto, QUALQUER pessoa que estiver no veículo deve estar com o cinto de segurança! O outro ponto é que a multa imposta pelo agente da autoridade de trânsito, o policial, tem o valor de R$ 127,69! Então, não sei até que ponto vale a pena não colocar o cinto de segurança, mesmo dentro do município, lugar este em que a fiscalização é maior e o risco de colisões também, com esse dinheiro que seria pago a multa é melhor fazer festa, na minha opinião.

    Porém acredito que há sim pessoas que gostam de viver a vida de forma emocionante, não sabendo o que vai encontrar depois da próxima esquina, será que vai haver um policial disposto a multar? Ou será que terá um outro carro vindo na contra-mão pronto para um acidente?

    É essa a emoção que eu não entendo, não há um benefício nisto!

    Principalmente para quem anda muito com o carro, seja o seu ou o da empresa em que trabalha, sabendo inclusive que o seguro não cobre em caso de acidente!

    Bom, voltando para o CTB, não há resolução alguma que tipifique situação em que o cinto de segurança deixe de ser usado em carros.


    Não vou citar dados de como o cinto diminui o estrago no corpo, e para as pessoas que tem medo de ficar presas pelo cinto em um eventual acidente, pensem, vale mais a pena ficar preso pelo cinto do que solto contra as ferragens do carro.

    enfim, será que vale a pena não usar o cinto de segurança?


    Difundir!


    Róger Valmórbida
    Itá - SC

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...