sexta-feira, 12 de março de 2010

Mídia - Sociedade - Governo

Alguns trechos que li durante atividade da pós e acho interessante compartilhar!

Fonte: SEMINÁRIO V: MÍDIA E PODER: A CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA de Franklin Martins.

“Mas ainda que eu fosse paranóico é possível que realmente haja certa má vontade. Ainda assim eu fico tranqüilo porque, mesmo que o governo apanhe muito mais da imprensa do que receba elogios, ela não foi feita para ficar elogiando o governo. É para bater mais do que elogiar mesmo”.

“Porém, há jornais que eu abro hoje em dia e vejo que não passa de um panfletão. Esse tipo de jornal tem uma participação, uma emoção e uma vibração especial quando dá alguma notícia que acha que é contra o governo. Mas quando a coisa é boa para o governo há uma clara má vontade. Muitas vezes, no dia seguinte percebe que a notícia dada não era bem assim, estava errada, mas não volta atrás. Quando eu vejo isso, apesar de tudo, o meu lado “Poliana” vem à tona. Eu continuo achando que, mesmo assim, a sociedade dará um jeito nisso. Aliás, eu acho que já vem dando”.

“Mas com outros instrumentos que existem hoje, como a internet, há a possibilidade de fazer uma disputa política com os próprios jornais. E isso é uma conquista imensa”.

“Portanto, a imprensa é muito poderosa, mas muito mais poderosa que a imprensa, é a sociedade”.

Fonte: MÍDIA E PODER: A CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA II de Tereza Cruvinel.

“Uma democracia constrói sua agenda pelo conjunto de opiniões, informações e pelo conjunto da mídia pelos jornais, televisão, revistas e etc. E acabam produzindo uma representação de mundo. Não se pode fazer planejamento hoje sem levar em conta a mídia. É verdade, mas ela se engana muito, porque por vezes acha que substitui a sociedade”.

“O que melhorou muito com a internet nos últimos tempos é a oportunidade de reciprocidade, ou seja, da própria sociedade participar de alguma forma ou ter alguma possibilidade de interferência direta na gestão da mídia ou na expressão de suas opiniões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...